O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 1998, a partir da reunião dos grupos de pesquisa atuantes no Departamento de Comunicação Social. A titulação do corpo docente vinculado ao Departamento, assim como o processo de consolidação das atividades de pesquisa, levou à elaboração de um projeto que culminou, na época, com a abertura do Curso de Mestrado em Comunicação, o primeiro em Pernambuco e o segundo na região Nordeste. No final de 2006, o projeto do curso de Doutorado do PPGCOM-UFPE foi aprovado pelo CTC da CAPES.

Desde o início, o PPGCOM procurou associar as atividades de formação de pessoal de alto nível e de pesquisa, a partir do estabelecimento de metas de excelência acadêmica. Por isso, reconhecido pela CAPES em 2001 com o nível 3, o programa já passou para o nível 4 na avaliação seguinte, divulgada em 2004.

Área de Concentração

A Área de Concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco é "Comunicação". Ao fazer esta opção, o PPGCOM aposta no processo de constituição de um campo de pesquisa que, apesar de recente quando comparado a outros de maior tradição, é visto como um dos mais interpeladores do mundo contemporâneo.

Essa Área de Concentração tem como objeto o conjunto dos fenômenos midiáticos contemporâneos, nos seus aspectos de linguagem, de produção e na sua interface com os fenômenos da cultura.

Objetivos

Os objetivos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco visam o crescimento qualitativo da pesquisa na área da Comunicação no Brasil. Dessa maneira, o PPGCOM está associado a outros programas de alto nível no país na tarefa de fortalecer o campo do qual faz parte. O PPGCOM se propõe a formar pessoal de alto nível para a pesquisa e o ensino da Comunicação, campo que tornou-se extremamente complexo e central na sociedade contemporânea.

Por outro lado, o PPGCOM não pretende instituir uma reflexão sobre a Comunicação que esteja desvinculada das práticas midiáticas, estabelecendo como um dos seus objetivos a tarefa de contribuir para o incremento da formação de profissionais. Acessoriamente, consciente de sua localização numa das regiões mais problemáticas do país do ponto de vista sócio-econômico, o PPGCOM tem participado ativamente do desenvolvimento acadêmico do Nordeste brasileiro.